terça-feira, 15 de maio de 2012

Peixe palhaço: Parceria com as Anêmonas


Apesar da aparência  inofensiva, a Anêmona, morada e guardiã do nosso protagonista, possui células na ponta dos tentáculos, que queimam e  paralisam os peixes, para, em seguida, devorá-los. O peixe palhaço, porém, é imune ao seu veneno (graças ao muco que o reveste) e, assim, eles fazem uma ótima parceria. Em troca do auxílio, o peixe palhaço dá a Anêmona o resto do seu alimento. Além disso, faz a limpeza da mesma retirando possíveis parasitas, sujeira e pele morta.
Existem 1.000 espécies de anêmonas, onde 10 fazem simbiose com os palhaços, sendo 29 espécies de palhaços temos 290 combinações diferentes de simbioses. Com seus tentáculos, as anêmonas barram os predadores naturais desse peixinho, como o Garoupas, Trigger Fish (Balistoides conpicillum), Moréias e Lyon Fish.
O peixe palhaço também desova na Anêmona, não em seu tecido, mas na superfície dura onde a mesma está fixada. Em geral eles desovam duas vezes no mês, onde protegem os embriões de forma agressiva.


Nesse trecho do filme Procurando Nemo pode-se observar onde ocorre sua desova, a proteção dos embriões e ainda essa relação entre a anêmona e o peixe palhaço.

Nenhum comentário:

Postar um comentário